Os anos são 2020 e 2021 e um acontecimento inesperado mudou a vida de toda a população mundial. Um vírus causou uma pandemia e, com ela, instabilidade financeira em diversos países, inclusive no Brasil. Diante de um cenário de incertezas, perda de familiares e do desemprego, muitos brasileiros foram em busca de soluções. Encontraram no empreendedorismo maduro uma esperança para a renda familiar.

De acordo com o Mapa de Empresas, mais de 3,7 bilhões de novas empresas foram abertas em 2021. Entre elas, 3,5 bilhões são microempresas e 2 bilhões são microempreendedores individuais (MEI). Um reflexo do empreendedorismo como uma solução para o problema social do desemprego. No último ano, tivemos uma taxa de 11%, equivalente a 12 milhões de pessoas desempregadas, no 4º trimestre de 2021.

Uma pesquisa realizada pela Maturi, com pessoas entre 51 e 70 anos, em 2020, revelou que 38,1% dos entrevistados designaram-se como empresários e empregadores. Dos entrevistados, 32,5% trabalhavam como autônomos, profissionais liberais ou prestador de serviço. Além disso, 13,8% dos participantes começaram a empreender durante a pandemia.

VEJA MAIS:
https://institutodelongevidademag.org/longevidade-e-trabalho/empreendedorismo/empreendedorismo-maduro