O valor médio do GLP (gás liquefeito de petróleo), conhecido como gás de cozinha, subiu cerca de 30%. De acordo com os dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o preço variou entre R$ 75,29 no final de 2020 e R$ 96,89 no início de outubro. A alta foi cinco vezes superior à inflação acumulada no período, de 5,67%.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação oficial do país acelerou de 0,87% em agosto para 1,16% em setembro. Dessa forma, os preços altos estão impactando diretamente na forma como os brasileiros estão preparando as refeições.

Uma mão ajustando os cabos de um botijão de gás de cozinha.

Crédito: Somchai_Stock/shutterstock

O que fazer para que o gás de cozinha renda mais

Considerando os gastos com o gás de cozinha, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) separou dicas para economizar a fazer o botijão durar mais tempo. Confira oito formas de economizar:

Use a panela de pressão quando possível

O cozimento dos alimentos na panela de pressão é mais rápido, o que ajuda a economizar o gás. No caso de grãos, como feijão, grão-de-bico e lentilha, uma boa dica é deixá-los de molho por, pelo menos, 12 horas. O processo deixa os grãos mais macios, facilitando ainda mais o cozimento.

Tampe as panelas

Panelas tampadas aproveitam mais a chama, cozinhando mais rápido, já que o calor não se dissipa para o ar.

Corte os alimentos em pedaços menores

Quanto menor o alimento cortado, mais rápido será o seu cozimento.

Planeje o uso do forno

Cozinhar pratos diferentes, que necessitam do uso do forno, ao mesmo tempo é uma forma otimizar o tempo e consumir menos gás. Tomando cuidado com os temperos, é possível colocar uma sobremesa e o prato principal para assar juntos.

Cheque o botijão de gás e mangueiras

Periodicamente, verifique as roscas do botijão de gás e os canos do fogão e forno despejando um pouco de espuma de sabão, para observar se há algum vazamento. Se houver bolhas de ar formando-se, significa que o gás está vazando. Fazer esse processo ajuda na economia e evita acidentes.

Evite abrir o forno

Abri a porta do forno durante o cozimento faz com que ele perca calor e, dessa forma, gaste mais gás para voltar a temperatura ideal. Marque o tempo de preparo e evite abrir o forno desnecessariamente.

Evite a passagem de vento

Caso sua cozinha tenha alguma janela, prefira mantê-la fechada enquanto cozinha. O vento diminui a potência das chamas, fazendo com que demore mais tempo para que o cozimento atinja a temperatura ideal.

Cozimento a vapor

Aproveite o cozimento dos seus alimentos para cozinhar legumes. Basta colocar uma escorredeira metálica sobre a panela para aproveitar o vapor. Assim é possível gastar a mesma quantidade de gás para cozinhar o máximo de alimentos possíveis.

FONTE: INSTITUTO DE LONGEVIDADE – MAG
https://institutodelongevidademag.org/longevidade-financeira/financas/gas-de-cozinha?utm_source=whatsapp_instituto&utm_medium=social&utm_campaign=financas_03-11-2021&utm_content=link-&utm_term=