Quanto devo economizar a cada idade para garantir uma aposentadoria tranquila?

Como bem disse nosso especialista em finanças pessoais Hirbis Girolli, longevidade financeira não é a mesma coisa que independência financeira. Numa rápida explicação, longevidade financeira é o caminho que se percorre, o conjunto de atitudes e decisões tomadas ao longo do percurso para se alcançar a independência financeira e ter uma aposentadoria tranquila. Em outras palavras, uma é o meio e a outra é o fim.

E se você realmente pretende alcançar sua independência financeira e ter uma aposentadoria tranquila, principalmente frente às mudanças nas regras de aposentadoria aprovadas em 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro, você precisa se dedicar à sua longevidade financeira.

Mas se engana quem pensa que essa é uma preocupação para as pessoas que já passaram dos 50 anos e estão próximas de se aposentar. Consulte qualquer especialista em finanças pessoais e ele dará a você a seguinte sugestão: quanto mais cedo você começar a se planejar, poupar e investir, maior será sua segurança e tranquilidade quando a aposentadoria chegar.


Quer saber quanto tempo ainda falta para você se aposentar, dentro das novas regras da Previdência? Clique aqui e acesse nossa Calculadora de Aposentadoria.


Em muitas de nossas matérias sobre o tema, temos apresentado quatro passos que precisam ser seguidos por quem está focado em realmente descansar em algum momento de sua vida futura, sem ter que se preocupar com o ganha pão. São eles: ganhar mais, gastar bem, poupar certo e investir melhor.

Ganhar mais vai depender de alguns fatores como aprimorar suas habilidades profissionais e investir na sua carreira, fazendo cursos de especialização que te mantenham atualizado e competitivo no mercado de trabalho. Gastar bem vai exigir controle e planejamento da sua parte e para isso você poderá lançar mão de algumas ferramentas, que podem ser uma simples planilha de Excel em seu computador ou um aplicativo de celular com maior quantidade de recursos.

aposentadoria tranquila

Crédito: Rawpixel.com / Shutterstock

Contudo, os dois passos seguintes podem gerar algumas dúvidas, principalmente se levarmos em conta a idade em que esses passos começam a ser adotados. Se você tem hoje 25 anos de idade, a porcentagem do seu salário que precisa ser guardada para garantir uma aposentadoria tranquila e o tipo de investimento que pode ser feito são diferentes da porcentagem do salário a ser guardada e dos investimentos indicados para quem já passou dos 50 e nunca se preocupou com sua independência financeira.

Por isso, fomos atrás de informações que poderão ajudar você a poupar certo e a investir melhor, seja qual for a sua idade. Ficou interessado? Então veja abaixo o infográfico que preparamos para você com todas essas dicas. Ao final desta matéria, você também poderá baixar o e-book “Longevidade Financeira: o que é e por que você precisa aprender sobre ela”.

Veja como garantir uma aposentadoria tranquila

Quanto devo poupar a cada etapa da vida?

Onde investir a cada etapa da vida?

FONTE: INSTITUTO DE LONGEVIDADE – MAG
https://institutodelongevidademag.org